Expositores da Agricultura Familiar da Expointer estão preparados para intenso movimento

Expositores da Agricultura Familiar da Expointer estão preparados para intenso movimento

O último final de semana da feira é o dia que tradicionalmente ocorre a maior comercialização do Pavilhão

Correio do Povo

Rogério Bilhan, da Skyllo Nozes (banca 069), de Arroio do Tigre, está preparado para o grande público que deve passar pelo Pavilhão da Agricultura Familiar

publicidade

Os expositores do Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF), da 46ª Expointer, estão preparados para o final de semana de despedida da principal feira do Estado. Tradicionalmente, no sábado e no domingo ocorre a maior movimentação de vendas para os produtores das pequenas indústrias familiares.

Rogério Bilhan, da Skyllo Nozes (banca 069), de Arroio do Tigre, que há 21 anos comercializa nozes Pecan, comemora as vendas dos primeiros seis dias da Expointer e destaca que vem se preparado para o final de semana de encerramento da feira.

“Como ocorre todos os dias, no primeiro dia, não se vende muito, mas, como a noz Pecan é um produto muito procurado e vendemos ela agridoce, in natura, começou a melhorar a partir do segundo dia e só veio aumentando a procura”, revelou “Nós viemos nos preparamos para os últimos dias, pois todos os dias acabou faltando produto. A procura tem sido muito grande, mas estamos preparados para o final de semana e esperamos uma movimentação intensa”, destacou Bilhan.

Já o apicultor Lorivo Helio Schüller, da Mel Schüller (banca 252), de Agudo, experiente na feira, veio previnido e trouxe um estoque para durar todos os nove dias de feira. Além do mel de pitanga, da região Central do Estado, ele também comercializa o própolis, que é um antiinflamatório natual e que também serve para afastar os insetos indesejado das colméias, além de ser uma forma de atrair enxames de abelhas para que novas colméias se formem.

Lorivo Helio Schüller, da Mel Schüller (banca 252), de Agudo, comemora a venda do Mel de Pitanga na atual Expointer - Foto: Carmelito Bifano / Especial / CP

“Como estávamos há um ano sem vir a feira, o pessoal aproveitou para levar para casa o nosso mel puríssimo. Agora, voltará para fazer uma reserva. Estamos preparados para a intensa movimentação do fim de semana, mas estamos sujeitos a precisar de mais para o domingo”, declarou Schüller contente com as vendas até o momento.

Rogério Kleinert, da Agroindústria Kleinert Alimentos (banca 138), de Agudo, que comercializa cucas, rapaduras, bolos e bolacas, vive a expectativa de movimentação intensa até o fechamento da Expointer. “Estamos bem preparados com o estoque, pois trouxemos tudo que tínhamos na agroindústria. Já vendemos o mesmo que o ano passado e estamos com a expectativa de vender tudo até o domingo”, declarou Kleinert.


Rogério Kleinert, da Agroindústria Kleinert Alimentos (banca 138), de Agudo, vive a expectativa de vender todo o estoque que trouxe para a Expointer - Foto: Carmelito Bifano / Especial / CP

Até o presente momento, o PAF segue quebrando recordes. O valor acumulado em vendas, do primeiro ao quinto dia de feira, chegou a R$ 4.264.736,25, um aumento de 13,62 % em relação ao mesmo período do ano passado, quando comercializou R$ 3.753.598,37.

11º Concurso de Produtos da Agricultura Familiar

Na quinta-feira foram divulgados os premiados no 11º Concurso de Produtos da Agricultura Familiar. Foram 27 vencedores (1°, 2° e 3° lugares) que receberam placa. Confira os agraciados:

• Salame Tipo Italiano

1° Lugar: Dalla Vecchia, de Aratiba, banca 86

2° Lugar: Embutidos Fioresi, de Tupanciretã, banca 249

3° Lugar: Viz Indústria de Embutidos, de Presidente Lucena, banca 196

• Linguiça de Carne Suína Defumada

1° Lugar: Embutidos Mohr, de Arroio do Tigre, 50

2° Lugar: Embutidos Hermes, de Arroio do Tigre, 171

3° Lugar: Weber Embutidos, de Não-Me-Toque, 189

• Cachaça Prata

1° Lugar: Casa Bucco, de Bento Gonçalves, 75

2° Lugar: Destilaria Alto da Cruz, de Canguçu, 311

3° Lugar: Velho Alambique, de Santa Tereza, 225

• Vinho Tinto de Mesa Seco

1° Lugar: Adega Carrini, de Cacique Doble, 111

2° Lugar: Vinícola Lorenzet, de Flores da Cunha, 163

3° Lugar: Vinhos Zanivan, de Floriano Peixoto, 200

• Suco de Uva Integral

1° Lugar: Coopernatural, de Picada Café, 89/90

2° Lugar: Vinícola De Cézaro, de Farroupilha, 231

3° Lugar: Orgânicos Mariani, de Garibaldi, 30

• Mel

1° Lugar: Apis Gramado, de Gramado, 147

2° Lugar: Apicultura Rempel, de Campinas do Sul, 176

3° Lugar: Vivaflor, de São João da Urtiga, 121

• Queijo Colonial

1° Lugar: Granja Cichelero, de Carlos Barbosa, 165

2° Lugar: Laticínios Pipo, de Nova Roma do Sul, 76

3° Lugar: Laticínio Ruppenthal, de Gramado, 179

• Doce de Leite

1° Lugar: Estrelat, de Estrela, 208

2° Lugar: Queijaria Tradição, de Nova Petrópolis, 150

3° Lugar: Dah Rê, de Salvador das Missões, 73

• Melado

1° Lugar: Rodeio da Figueira, de Candelária, 34

2° Lugar: Doces Silva, de Santo Antônio da Patrulha, 226

3° Lugar: Poroth Produtos Coloniais, de Vera Cruz, 19


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895