Governador inaugura espaço dedicado à tecnologia

Governador inaugura espaço dedicado à tecnologia

Novidade desta 45ª Expointer, RS Innovation Agro ganhará formato itinerante e será levado a outros eventos do setor agropecuário pelo interior do Estado

Patrícia Feiten

Em seu discurso, Ranolfo Vieira Júnior destacou peso do setor agropecuária no PIB gaúcho

publicidade

Com a presença do governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior; do secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Velho Lopes; e do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin, entre outras autoridades, foi realizada ontem pela manhã a solenidade de abertura oficial do projeto RS Innovation Agro. Novidade desta 45ª Expointer, o espaço é uma iniciativa da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) e nasce com a proposta de aproximar startups desenvolvedoras de soluções para o agronegócio, investidores e produtores, reforçada por uma programação de palestras ao longo da semana.

Em seu discurso, o governador exaltou o novo espaço como um grande passo na história da Expointer que contribui para o avanço da agropecuária no Estado. “O agro representa aproximadamente 40% do PIB (Produto Interno Bruto) gaúcho”, observou. “Esse tema (tecnologia) cada vez mais tem de estar inserido na nossa exposição internacional de animais”, enfatizou Ranolfo. “É o momento em que nós demonstramos para o Brasil e para o mundo a nossa principal vocação. E que coisa boa que, a partir de agora, a principal vocação é muita inovação, muita tecnologia.”

O secretário Domingos Velho Lopes destacou o papel da inovação como um incentivo que conecta os jovens à gestão das propriedades rurais. “A maior diversidade produtiva sustentável do mundo é no Rio Grande do Sul, e a inovação vai fazer com que isso se estenda e essa imagem seja vendida e muito bem explorada, com inteligência e estratégia, para que o RS seja um exemplo mundial de agricultura com inovação”, afirmou. O secretário Alsones Balestrin anunciou que, na quinta-feira (2), como parte da programação do RS Innovation Agro, será lançado o edital Inova Agro SICT/Fapergs. A ação prevê o investimento de R$ 7,5 milhões em fomento à tecnologia aplicada ao agronegócio no âmbito do programa Avançar RS, desenvolvido pelo governo estadual.

Em sua estreia em Esteio, o RS Innovation Agro reunirá 74 startups, além de empresas e entidades parceiras, e cerca de 100 palestrantes nos debates e painéis. O presidente da Febrac, João Ricardo Wolf, comemorou o sucesso do novo espaço, que recebeu de 8 mil a 10 mil vistantes por dia desde a abertura da 45ª Expointer, no sábado. Com o impacto positivo, o projeto será levado a outros eventos do setor agropecuário no interior do Estado, com um formato itinerante. O primeiro será o Universo Pecuária, no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Lavras do Sul, de 1º a 6 de novembro. “O diferencial da 45ª Expointer é o RS Innovation Agro”, disse Wolf.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895