Julgamentos de raças, palestras e oportunidades de negócios marcarão a 1° Feira Nacional de Genética Promebo-Fenagen, promovida pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC). O evento que promete reunir o que há de melhor na genética bovina começa nesta quarta-feira e prossegue até domingo, no Parque da Associação Rural de Pelotas. A feira marca os 50 anos do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) e tem patrocínio de Senar-RS, Banrisul, Sicredi e BRDE e apoio da Federação da Agricultura do RS (Farsul) e da Foco Pampeano Técnica Agropecuária.
A entrada e admissão dos animais começou nesta quarta-feira. Os julgamentos terão início na quinta-feira, às 9h, para a raça Angus, e às 11h, seguida pela raça Ultrablack. O presidente da ANC, Joaquin Villegas, afirma que os exemplares em pista prometem apresentar genética qualificada e valorização para futuras vendas. Os organizadores afirmam que a Fenagen é uma oportunidade para criadores que buscam aprimorar a qualidade genética de seus rebanhos.
Entrada franca
A programação do primeiro dia de evento conta com o Fórum Promebo na Prática, com o tema Acasalamento. No mesmo dia, haverá o lançamento do Sumário de Touros e Ventres 2024/2025. Na quinta-feira, estão previstos a Manhã da Carne, a Tarde Sustentável, o leilão Elite só Angus. Até sábado, terão continuidade a admissão, os julgamentos e a premiação. Para sexta-feira, a programação se inicia com a Capacitação Promebo AteG-Senar. À tarde, ocorrerão as palestras Foco Pecuária 2024. No sábado, a programação inclui mais um ciclo de palestras Foco Pecuária e a festa de 50 anos do Promebo. No domingo, dia de fechamento da feira, haverá a apresentação da raça Percheron.
Os julgamentos serão feitos com as raças Angus, Ultrablack, Brangus, Hereford, Braford, Charolês e Devon. A programação de palestras é voltada ao agronegócio e terá a presença de representes da cadeia da carne, pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul (Bagé), além de depoimentos de cases de sucesso. A entrada é gratuita.