Rural

Fenagen Promebo começa nesta quarta-feira em Pelotas com julgamentos, palestras e negócios

Feira celebra os 50 anos do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne

Evento ocorre até domingo no Parque da Associação Rural de Pelotas
Evento ocorre até domingo no Parque da Associação Rural de Pelotas Foto : ANC Divulgação / CP

Julgamentos de raças, palestras e oportunidades de negócios marcarão a 1° Feira Nacional de Genética Promebo-Fenagen, promovida pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC). O evento que promete reunir o que há de melhor na genética bovina começa nesta quarta-feira e prossegue até domingo, no Parque da Associação Rural de Pelotas. A feira marca os 50 anos do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) e tem patrocínio de Senar-RS, Banrisul, Sicredi e BRDE e apoio da Federação da Agricultura do RS (Farsul) e da Foco Pampeano Técnica Agropecuária.

A entrada e admissão dos animais começou nesta quarta-feira. Os julgamentos terão início na quinta-feira, às 9h, para a raça Angus, e às 11h, seguida pela raça Ultrablack. O presidente da ANC, Joaquin Villegas, afirma que os exemplares em pista prometem apresentar genética qualificada e valorização para futuras vendas. Os organizadores afirmam que a Fenagen é uma oportunidade para criadores que buscam aprimorar a qualidade genética de seus rebanhos.

Entrada franca

A programação do primeiro dia de evento conta com o Fórum Promebo na Prática, com o tema Acasalamento. No mesmo dia, haverá o lançamento do Sumário de Touros e Ventres 2024/2025. Na quinta-feira, estão previstos a Manhã da Carne, a Tarde Sustentável, o leilão Elite só Angus. Até sábado, terão continuidade a admissão, os julgamentos e a premiação. Para sexta-feira, a programação se inicia com a Capacitação Promebo AteG-Senar. À tarde, ocorrerão as palestras Foco Pecuária 2024. No sábado, a programação inclui mais um ciclo de palestras Foco Pecuária e a festa de 50 anos do Promebo. No domingo, dia de fechamento da feira, haverá a apresentação da raça Percheron.

Os julgamentos serão feitos com as raças Angus, Ultrablack, Brangus, Hereford, Braford, Charolês e Devon. A programação de palestras é voltada ao agronegócio e terá a presença de representes da cadeia da carne, pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul (Bagé), além de depoimentos de cases de sucesso. A entrada é gratuita.

Veja Também