Prefeitura de Encruzilhada do Sul reabre abatedouro de bovinos fechado desde 2023

Prefeitura de Encruzilhada do Sul reabre abatedouro de bovinos fechado desde 2023

Empreendimento deve revitalizar a cadeia produtiva local e impulsionar a economia regional

Correio do Povo

publicidade

O abatedouro de bovinos de Encruzilhada do Sul recebeu investimentos de R$ 650 mil da prefeitura para a sua reabertura, na última semana. Fechado desde fevereiro de 2023 por problemas técnicos, o espaço conta agora com novas e modernas instalações, adequadas às exigências do setor pecuário. Inicialmente, o espaço irá abater 50 bovinos por semana.

Segundo o secretário de Agropecuária e Abastecimento, Leandro Noronha, desde 1966 o conhecido Frigorífico dos Duarte tem sido um pilar vital para o município, impulsionando a economia local e centralizando o abate de carne.

“Queremos dar um novo fôlego a pecuaristas e açougues, contribuindo para a distribuição de uma carne bovina de qualidade e impulsionando a economia do nosso município. O turismo quer boas carnes, bons vinhos e bons azeites e isso nós temos aqui”, relata Noronha.

Importante polo para pecuaristas, açougues e toda a cadeia produtiva local, o fechamento do espaço gerou desafios significativos para o município e a região.

“Por isso, agimos rapidamente na busca de soluções para reabri-lo, com a realização de um estudo sobre o tema, além de audiência pública envolvendo a comunidade. O abatedouro funcionando é a sobrevivência da pecuária familiar de Encruzilhada do Sul ”, relatou.

O local tem registro na Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), órgão da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul responsável pela inspeção de produtos de origem animal do Estado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895