Renovação de pacote contra a inflação no México favorece exportações brasileiras
Prorrogação do Pacic contribui para o fortalecimento do fluxo comercial entre países
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O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recebeu com entusiasmo o decreto de renovação, por mais um ano, do “Paquete contra la inflación y la carestia” (Pacic) no México, publicado na quarta-feira (27) pelo presidente Andrés Manuel López Obrador. A medida que visa auxiliar no combate à inflação no país isenta o imposto de importação aplicado para produtos que compõem o consumo das famílias mexicanas e tem se tornado um impulso para as exportações brasileiras, fortalecendo as relações comerciais entre os dois países.
A lista de produtos beneficiados pelo Pacic inclui itens como carnes de aves, suína e bovina, milho, arroz e ovos – produtos nos quais o Brasil tem forte presença exportadora.
Em 2023, o México se tornou o quinto principal parceiro comercial brasileiro, atrás da China, Estados Unidos, Argentina e União Europeia. Também este ano, o México passou o Chile e o Paraguai, colocando-se como segundo principal destino das exportações agropecuárias brasileiras na América Latina. A evolução se deve, em parte, à implementação do Pacic em maio de 2022, que facilitou a entrada de produtos brasileiros naquele mercado, em especial no setor agropecuário, em razão da isenção temporária de impostos sobre importações de itens essenciais.
Relação fortalecida
Os dados de comércio entre janeiro e novembro de 2023 mostram que as exportações brasileiras agropecuárias para o México atingiram cerca de 2,25 bilhões de dólares, sendo que mais de 90% desse valor corresponde a itens da lista de produtos beneficiados pelo pacote anti-inflacionário mexicano. Com o Pacic, o Brasil passou a ser o segundo fornecedor de carne de aves ao mercado mexicano, e o México o 13º principal destino das exportações agropecuárias brasileiras, com participação de 1,7% no total exportado.
No final de novembro, uma comitiva do Mapa visitou o México para negociar a prorrogação do pacote com o governo mexicano, representantes da Embaixada brasileira e parceiros comerciais. “A renovação do Pacic é uma vitória tanto para o agro brasileiro quanto para a economia familiar mexicana, reforçando a relação comercial entre os dois países e abrindo caminho para futuras oportunidades de crescimento e cooperação”, ressaltou o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa.