Safra de soja de 2013 pode ser o dobro da passada, estima governo

Safra de soja de 2013 pode ser o dobro da passada, estima governo

Volume deve ficar entre 11 e 12 milhões de toneladas

Samuel Vettori / Rádio Guaíba

publicidade

A estimativa para os números da soja no Rio Grande do Sul neste ano é positiva: a colheita foi aberta com expectativa de dobrar o volume registrado na safra anterior, entre 11 e 12 milhões de toneladas da oleaginosa. A solenidade de abertura oficial ocorreu em Tupaciretã, na região Central do Estado, nesse sábado, e contou com a participação do governador Tarso Genro.

Tarso disse que a supersafra irá aquecer a economia gaúcha. "Nós tivemos uma queda no crescimento, no ano passado, em função da estiagem. Este ano será ao contrário: as micro, pequenas e médias cidades do Rio Grande do Sul terão um impulso extraordinário", afirmou.

Na solenidade, o governador anunciou duas medidas de estímulo ao setor. Uma delas, é o encaminhamento de um projeto à Assembleia Legislativa, que transforma o programa Mais Água, Mais Renda em lei. A outra cria subsídios para os produtores na compra de máquinas agrícolas que permitem a produção de soja em área de várzea.

O presidente da Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul, Ireneu Orth, destacou que a supersafra se deve a dois fatores: boas condições climáticas e aumento da área de plantio - um milhão de hectares a mais em comparação à última safra.

Bookmark and Share

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895