SOS Agro RS transmite mobilização ao vivo
Evento que reúne milhares de agricultores gaúchos pode ser conferido aqui
publicidade
Milhares de produtores rurais de todo o Estado estão reunidos em Cachoeira do Sul, no Parque da Fenarroz, nesta quinta-feira. O movimento SOS Agro RS mobilizou e uniu agricultores de diferentes portes de dezenas de municípios gaúchos para cobrar respostas e buscar o compromisso dos governos para recuperar sua capacidade produtiva.
O setor vive um momento crítico, pressionado por dívidas geradas com a frustração de safras anteriores e pela devastação das enchentes de maio no Rio Grande do Sul.
“Recebemos diariamente mensagens de apoio e reconhecimento pelo trabalho que estamos realizando. O movimento chegou onde chegou graças a vocês. Para alguns, pode parecer pouco participar deste grupo de WhatsApp, mas são 5000 agricultores mobilizados. É essencial que todos reconheçam o imenso poder da nossa união”, disse um dos organizadores, Lucas Scheffer, na véspera do encontro.
Os manifestantes defendem pautas de empresários e trabalhadores da agricultura e contam com apoio de entidades como Federação da Agricultura (Farsul), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Organização das Cooperativas (Ocergs), Federação das Associações de Arrozeiros (Federarroz) e Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja).
Ao longo do dia, estão programadas palestras, depoimentos de produtores e políticos. O encerramento está previsto para as 18h, com redação de ata com as reivindicações dos produrores rurais e cobrando soluções para a continuidade do setor. O movimento SOS Agro RS se declara apartidário e acima de interesses político-partidários.
Principais itens da pauta
- Prorrogação de dívidas por 15 anos, com dois anos de carência e taxa de juros de 3% ao ano.
- Crédito reconstrução e capital de giro.
- Securitização e anistia de dívidas do Pronaf e Pronamp com taxas de juros de 1% a 3% e prazo de reembolso de até 15 anos..
- Anistia das parcelas de crédito fundiário e do Programa Nacional de Habitação Rural com vencimento de maio de 2024 a dezembro de 2025.
- Linhas de crédito de R$ 20 milhões para assistência técnica e extensão rural, crédito para reconstrução de propriedades e capital de giro para cooperativas de produção.
- Auxilio emergencial de 1 salario mínimo por seis meses para famílias rurais.