Olá, leitoras!
Vocês estão com o mesmo sentimento de que estamos entrando na reta final do ano? Eu sei, mas calma! Isso não significa que ele acabou, tá?! Muito pelo contrário, ainda temos dois meses inteiros para fazer a diferença. Dois meses para rever as estratégias, fortalecer o que deu certo, fechar os programas que participamos, finalizar aquele curso on-line que compramos e não fizemos ainda e ajustarmos o que ainda precisa de atenção. Para quem empreende, esse é um tempo precioso que pode determinar a forma como o negócio vai começar o próximo ciclo.
É comum que, nesse período, muitas empreendedoras sintam o peso do cansaço e a vontade de apenas “deixar o ano ir”. Mas o que diferencia uma empreendedora comum de uma estrategista é justamente a capacidade de manter o olhar atento até o último minuto.
Agora é hora de olhar com calma para o seu negócio: o que você pode potencializar? Quais produtos ou serviços merecem mais visibilidade? Há clientes antigos que podem ser reativados? Pequenas ações inteligentes podem gerar grandes resultados antes de dezembro.
Mais do que pensar em metas, é o momento de organização, isso significa ter clareza sobre o que é prioridade, cuidar da parte financeira, avaliar a comunicação da marca e, principalmente, não deixar as decisões importantes para o próximo ano.
O tempo que ainda temos é suficiente para estruturar uma boa virada: fechar parcerias, preparar campanhas de fim de ano, organizar o estoque, fortalecer a equipe e, se for o caso, ajustar preços e metas.
Esses dois meses são uma chance de ouro para quem quer começar o próximo ano com mais solidez e propósito. Planejar agora é a chance de garantir um início de ciclo mais leve, com menos improvisos e mais direção.
Acima de tudo, é uma oportunidade de reafirmar que o sucesso não acontece por sorte acontece quando há consistência, estratégia e ação consciente, mesmo nos momentos de cansaço.
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Então, respire fundo e volte o olhar para o seu negócio. O ano ainda não acabou e você ainda pode fazer dele uma potência que eu não tenho dúvida que ele já é, combinado?
Três dicas de como olhar para seu negócio no final do ano:
1️ Olhe para os números. Entenda quanto entrou, quanto saiu e o que ainda pode ser recuperado. Ter clareza financeira é o primeiro passo para planejar com segurança.
2️⃣ Reforce o relacionamento com clientes. Envie mensagens personalizadas, ofereça condições especiais, reative contatos antigos. Clientes que já confiam em você são os primeiros a comprar novamente.
3️ Planeje o início do próximo ciclo. Aproveite o ritmo mais calmo de dezembro para traçar metas realistas e criar estratégias de divulgação e vendas para o primeiro trimestre do próximo ano.
Um abraço!
Lu Brito é mãe, empreendedora há mais de nove anos e CEO do espaço kids Gurizada Faceira. Atua como gestora de projetos e comunidade no ecossistema de inovação, gestora de projetos na B2Mamy e mentora de startups. Também é líder de inovação e articulação na Odabá - Associação de Afroempreendedores do RS.