Porto Alegre: bloco de Oposição entra com ação contra redução de esquema de ônibus no domingo

Porto Alegre: bloco de Oposição entra com ação contra redução de esquema de ônibus no domingo

Em nota, partidos entendem que serviço deve operar com todos os coletivos disponíveis

Everton Calbar / Rádio Guaíba

Fica instituído o passe livre no feriado de Nossa Senhora (2 de fevereiro) e em dias que ocorrerem campanhas de vacinação, os "Dias D"

publicidade

Os partidos que compõem a bancada de oposição na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre ingressaram, na tarde desta quinta-feira, com uma ação na Procuradoria Regional Eleitoral. A medida, protocolada contra a Prefeitura, decorre da redução, em relação a um dia útil, da frota de ônibus, linhas e horários no próximo domingo, quando ocorre o segundo turno das eleições.

Conforme nota das siglas que fazem oposição ao governo Sebastião Melo no Legislativo municipal, a redução pode configurar crime eleitoral e de responsabilidade, já que fere “o direito da população de se deslocar via transporte público ao seu local de votação na forma da Lei Complementar 491/2022, um vez que a mesma proposição estabeleceu o direito ao Passe Livre nas eleições”.

Ainda segundo os partidos, o município vai disponibilizar 40% da frota no próximo dia 30 de outubro. Os vereadores entendem que o serviço deve operar por completo, “atendendo ao conjunto dos porto-alegrenses em dia de grande movimentação”.

No último dia 13, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou o projeto de autoria da Prefeitura que determina passe livre nas datas envolvendo eleições. Contudo, o texto não determina que o município tenha obrigação de manter, nos dias do pleito, itinerários e horários das linhas utilizados em um dia útil.

Contraponto

A Prefeitura de Porto Alegre divulgou nesta quinta-feira o esquema de transporte para o próximo domingo. Conforme o município, a oferta de viagens de ônibus vai aumentar em comparação com o primeiro turno das eleições, quando foram realizadas cerca de 5,6 mil. Cerca de 303 mil passageiros foram transportados sem pagar tarifa em 2 de outubro.

No segundo turno, o Executivo salienta que serão feitas aproximadamente 6 mil viagens, com estimativa de transportar 360 mil usuários, embora a frota disponível comporte 500 mil. Com isso, conforme a Prefeitura, o incremento nas viagens chega a 50%, se comparado a um domingo comum.

Reforço

As linhas que apresentaram maior demanda ou necessidade de incremento de oferta no primeiro turno serão reforçadas para este domingo. São elas: 5203 Triângulo 24 de Outubro/Auxiliadora; 165 Cohab; 184 Juca Batista; 244/2441 Santa Teresa e Santa Teresa via Mariano de Matos; 2631 e 2632 Orfanotrófio Jardim Medianeira e Orfanotrófio Azenha; 283 Ipanema; E209 Restinga até a Otto; 210 Restinga Nova; 2685 Belém Novo até a Otto; 3448 Santa Maria Azenha; 347 Alameda; 3948 Mapa Antônio de Carvalho.

Além disso, as linhas 398 Pinheiro e 631 Parque dos Maias serão operadas com mais veículos articulados. Também serão disponibilizados veículos extras na reserva.

A fiscalização também deve ser reforçada para monitorar a operação durante o horário de votação. Informações podem ser solicitadas pelos telefones 118 e 156.

Trânsito

A avenida Padre Cacique vai ser bloqueada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), no sentido bairro-Centro, entre a Barão do Cerro Largo e José de Alencar, durante o dia, tanto no sábado quanto no domingo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895