Rural

Começa em Esteio a maior edição da Fenasul Expoleite

Evento com atrações diversas, desde atividades relacionadas à pecuária até uma feira de agricultura familiar, tem entrada gratuita e vai até domingo

Solenidade de abertura ocorreu na manhã desta quarta feira, no Parque Assis Brasil, em Esteio
Solenidade de abertura ocorreu na manhã desta quarta feira, no Parque Assis Brasil, em Esteio Foto : Joel Vargas / GVG / CP

Chamada nos discursos de “mini Expointer”, o evento conjunto 19ª Fenasul e da 46ª Expoleite foi aberto em solenidade na manhã desta quarta-feira, 13, na Pista do Gado de Leite do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

As muitas atrações de pecuária, de julgamentos a concursos e até seminários técnicos, assim como a realização, pela primeira vez, da Fenovinos, além de mostra de pequenos animais, e ainda agricultura familiar, incluindo uma feira de produtos agroindustriais, e até uma competição de assadores, ficam à disposição do público até domingo, 17.

E, ao contrário da tradicional feira de agosto, a entrada e o estacionamento são gratuitos.

A Fenasul Expoleite é promovida pela secretaria estadual de Agricultura (Seapi) e Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), com apoio de outras entidades do agronegócio gaúcho.

O secretário estadual da Agricultura, Márcio Madalena, destacou que esta edição será maior entre todas as já realizadas e ainda o “embrião para um novo modelo de evento”, e também mencionou a relevância da primeira participação da itinerante Feira Nacional de Ovinos (Fenovinos), já em sua 38a edição, que mobilizou em Esteio quase 500 animais.

“Uma feira multissetorial, uma feira que surge a partir da exposição do gado de leite e se torna o grande evento da Secretaria de Agricultura no primeiro semestre, como é a Expointer no segundo semestre”, ressaltou. “E que possamos ter em 2026 a maior Fenasul Expoleite já realizada e que, certamente, será superada em 2027”, complementou Madalena.

O presidente da Gadolando, Marcos Tang, lembrou que estavam todos ali num clima de festa, mas numa festa “muito técnica”, sem desconexão às demandas gaúchas reivindicadas neste momento em Brasília, como a aprovação do Projeto de Lei 5.122, de renegociação do endividamento dos produtores gaúchos. “A essência da feira são os produtores, esses abnegados que trabalham dia e noite”, disse, e lembrou que, inclusive, de manhã cedo já estavam fazendo no parque a ordenha.

“É um Brasil, esse da agropecuária, que dá certo. Que dá certo se dermos as mínimas condições. E esses produtores precisam dessas condições para poder continuar produzindo o que precisamos, no mínimo, três vezes por dia, as refeições, que estão saindo lá do campo”, acrescentou.

“E esses produtores que vêm fazer a nossa feira são os que fazem o nosso alimento e que, muitas vezes, são criminalizados, mal-entendidos, mal interpretados.”

Pujança dos produtores

O Assessor Política Agrícola e Agroindústria da Fetag-RS, Jocimar Rabaioli, enfatizou que o atual evento e os demais do agro “demonstram a pujança e a força da atividade leiteira e do trabalho do homem e da mulher do campo que movimenta a economia do nosso Estado”. E ainda citou o Pavilhão da Agricultura Familiar com 40 agroindústrias com produtos de qualidade e diversidade.

Pela Farsul, o diretor administrativo, Francisco Shardong, classificou a feira como uma “mini Expointer”, exposição com a “casa cheia” por todos os setores estarem representados. “Numa hora difícil como a que o nosso setor vem vivendo, hora difícil em que o setor está sendo incompreendido em todos os (demais) setores, esta incompreensão muitas vezes torna necessária a resposta como estamos dando nesta grande Fenasul, a resposta que o produtor ainda está seguido o seu caminho independente das incompreensões, das negativas dia a dia que estão dando ao nosso setor”, salientou.

Dumping do leite

A importação pelo mercado brasileiro de leite em pó de países do Mercosul a preços bem abaixo das cotações recebidas pelos produtores gaúchos foi um dos assuntos abordados pelo governador em exercício, Gabriel Souza.

“Quero trazer aqui as políticas antidumping na questão do leite, porque o que está acontecendo, e não está acontecendo de agora, não é, portanto, uma questão deste governo, mas de outros governos tantos que passaram, de outros partidos, inclusive do meu, que é ter uma política de proteção ao produtor de leite, não no sentido de inviabilizar a competição com o Mercosul”, afirmou.

“Como é que pode o leite de outros países, e sei que tem hermanos aqui, mas não tem como vir leite do Uruguai que o custa menos que a produção. Isso é dumping, é proibido”, esclareceu Souza.

Veja Também