Expoagro Afubra: Rio Pardo será a capital da agricultura familiar de 19 a 22 de março
Energias renováveis e tecnologia para as pequenas propriedades rurais estarão em evidência no Parque de Exposições da Afubra, na localidade de Rincão Del Rey
publicidade
Considerada uma das maiores feiras da agricultura familiar brasileira, a Expoagro Afubra vai reunir mais de 500 expositores nos 35 hectares do parque de exposições da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo. A 22ª edição começa na terça-feira (19) e prossegue até sexta-feira (22), com destaques para a produção da agroindústria familiar, tecnologia, energias renováveis, animais, cenários das cadeias produtivas do tabaco e do leite, além de dinâmicas de máquinas e outros temas relevantes para o setor.
Uma das novidades será a Arena de Robótica, dentro do Espaço de Inovação do Agro, já consolidado na programação da feira e que busca fomentar oportunidades de negócios e fortalecer o ecossistema local de inovação. A programação inclui apresentações de startups para o agro, ações de empreendedorismo, fóruns voltados à educação rural, informações e ações para levar tecnologia e inovações ao campo, entre outras.
“Quando transformamos o Espaço Cultural em Espaço de Inovação, ampliamos os objetivos, unindo tecnologias para o agro e empreendedorismo às questões sociais e dos jovens, como sucessão rural e combate ao trabalho infantil, que a Afubra já vinha trabalhando como entidade do setor do tabaco”, diz o coordenador-geral da Expoagro Afubra, Marco Antonio Dornelles.
Veja Também
- Feira aproxima produtores e consumidores em Porto Alegre
- Ovos serão tributados em 12% a partir de abril
- FPA sugere adiar entrada em vigor de decretos e discutir situação do agro
Agricultura familiar
No Pavilhão da Agricultura Familiar, com 3.480 metros quadrados, 216 agroindústrias oferecerão produtos de origem animal (embutidos, queijos, lácteos e mel, entre outros) e vegetal (pães, cucas, bolachas, geleias, schimiers, frutas cristalizadas e conservas) e bebidas (licores, sucos, vinhos, espumantes e cachaças), além de artesanato rural, plantas e flores.
Dialogando com a sustentabilidade, será promovido um workshop de energias renováveis. Haverá encontros com especialistas, apresentação de cases e demonstrações de produtos inovadores, abordando os temas de energia limpa, como a solar e fotovoltaica, biomassa e hidrogênio verde, além de explicações sobre carbono neutro e de ESG (Environmental, Social and Governance - Ambiental, Social e Governança).
Sucessão rural
Também figuram como novidade a programação para o Bosque Verde é Vida, com atividades envolvendo escolas parceiras, demonstrando as ações da Bolsa de Sementes. No Pavilhão da Bioenergia, os visitantes conhecerão as ações do Programa de Coleta de Óleo Saturado, explicando como são as atividades da escola e o tratamento de resíduos.
A Expoagro Afubra contará ainda com o Pavilhão dos Animais (equinos, bovinos, ovinos, caprinos e coelhos), compra de crédito, palestras, fóruns, seminários e oficinas sobre campo, sustentabilidade, meio ambiente e tecnologia. A Emater/RS-Ascar estará presente com pauta dedicada à sucessão rural, além de 20 parcelas temáticas para abordar diversificação produtiva, geração de renda, qualidade de vida e cuidados com o ambiente.
A programação completa pode ser conferida aqui.
SERVIÇO
- O que: 22ª Expoagro Afubra
- Quando: 19 a 22 de março
- Onde: Parque da Expoagro Afubra – BR 471, km 161, Rincão del Rey, Rio Pardo/RS
- Horário: 8h às 18h, com entrada franca
- Expositores: mais de 500, entre empresas, instituições, entidades e agroindústrias
- Alimentação: dois restaurantes com bufê, uma ala minuta e quatro lancherias
- Estacionamento: interno e gratuito
- Informações: Site: www.afubra.com.br / E-mail: expoagro@afubra.com.br