Fêmeas dominam o primeiro dia de julgamentos dos ovinos da Expointer

Fêmeas dominam o primeiro dia de julgamentos dos ovinos da Expointer

Julgamentos ocorreram ao mesmo tempo em quatro pistas, mobilizando cabanheiros e seus animais

Felipe Faleiro

O cabanheiro da Ribemar Empreendimentos Agropecuários Imobiliários S/A, Ernandi de Oliveira, se emocionou com a conquista.

publicidade

As fêmeas dominaram, neste domingo, as pistas de julgamento da 45ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Julgamentos ocorreram ao mesmo tempo em quatro pistas, mobilizando cabanheiros e seus animais. Entre os presentes, esteve os presidentes da Associação Brasileira dos Criadores de Texel (Abratexel), Enio Müller, e da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Edemundo Ferreira Gressler.

Na raça Texel, por exemplo, o público compareceu em grande número para acompanhar o resultado e a entrega da escarapela. A grande campeã da raça Texel foi Gran Reserva Poi-UK TE 745, do box 291 (tatuagem 745), do criador e expositor Ribemar Empreendimentos Agropecuários Imobiliários S/A, de Maringá, Paraná. O cabanheiro da propriedade, Ernandi de Oliveira, se emocionou ao falar sobre a conquista.

Conquista garantida na Expointer

“Para nós, representa muita coisa. Não tem dia de sol, de chuva, noite ou dia, sempre estamos preocupados com o bem-estar dos animais, sempre fazendo com que eles se sintam bem. Chegar aqui na Expointer e garantir esta conquista é, para nós, como se fosse uma Copa do Mundo. Somente coroa nosso trabalho. Quero agradecer à minha família que está lá em Maringá, isto também é para minha mãe, minha esposa, meus filhos e minha netinha”, disse.

A reservada de grande campeã foi Amado 1200, da cabanha Dom Amado, do expositor Juliano Kalil Gonçalves, de Hulha Negra, Rio Grande do Sul. Já na raça Suffolk, a grande campeã foi Do Contestado F81, do box 498 (tatuagem F81), do criador Elvio de Oliveira Flores, da cabanha Fazenda Flor do Pago, de Irani, Santa Catarina. O cabanheiro é Luicir Cardoso (Nego). Elvio, cuja fazenda tem 600 hectares, conta que participa da Expointer desde 1992. Neste período, já foram, segundo ele, mais de dez grandes campeões da raça.

“Estamos aqui, vibrando com esta raça fora de série. Temos em torno de 300 animais, e tudo é a pasto, nada de cocho. As ovelhas são criadas pacificamente. São todas registradas, e há dedicação exclusiva a eles. Graças a Deus, temos orgulho de dizer que nossas prateleiras estão cheias de troféus”, afirmou. A reservada de grande campeã da raça foi Fazenda Descanso IA 1072, da cabanha Fazenda Descanso, do expositor João Augusto Botelho do Nascimento, de São Martinho da Serra, Rio Grande do Sul.

Julgamentos dos machos na segunda

Os julgamentos dos machos iniciam na manhã desta segunda-feira. Gressler, presidente da Arco, reforça que o público em geral tem papel fundamental na difusão da ovinocultura, tanto quanto os criadores dos animais, e que os valores genéticos das raças são objeto de apreciação. “Daqui sairão reprodutores que irão para as pequenas propriedades e para os rebanhos comerciais. O que a ovinocultura está mostrando aqui é exatamente esta pluralidade de produtos e nichos de mercado. Estamos muito felizes e vemos este primeiro dia de julgamento com muito entusiasmo”, salienta.

Na raça Poll Dorset, a grande campeã foi Rancho Miguel TE 143, do box 591 (tatuagem 143), da cabanha Rancho Miguel, do expositor Homero Machado Miguel, de Fazenda Vilanova, Rio Grande do Sul. Na Romney Marsh, a grande campeã foi Cabanha Gravatá 83, do box 85 (tatuagem 83), do expositor José Alberto Pisano Barbosa, da Cabanha Gravatá, de Canguçu, Rio Grande do Sul. Já o grande campeão da mesma raça, entre os machos, foi São Chico 5333, do box 105 (tatuagem 5333), do expositor Manuel e Renato Rossell Sarmentoo, da cabanha São Francisco, de Bagé, Rio Grande do Sul.

Na Karakul, a grande campeã foi São Jorge 134, do box 557 (tatuagem 134), da cabanha São Jorge, do expositor Nilson Paulo Michel Missel, de Cidreira, Rio Grande do Sul. O grande campeão foi São Jorge 88, do box 559, dos mesmos expositor, cabanha e município. Na raça Corriedale Naturalmente Colorido, a grande campeã foi J.S.F do Espinilho NC 06, do box 726 (tatuagem 06), da Cabanha Espinilho, do expositor Joaquim Soares Neto, de Bagé, Rio Grande do Sul. 

O grande campeão desta raça foi J.S.F do Espinilho NC 01, do box 727, dos mesmos expositor, cabanha e município. Na Romney Marsh Naturalmente Colorido, a grande campeã foi Horizonte PH Black NC 71, do box 751, da Cabanha Horizonte, do expositor Frederico Pedroso, de Bagé, Rio Grande do Sul.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895