Governo do Estado lança Programa de Desenvolvimento da Cadeia de Hidrogênio Verde

Governo do Estado lança Programa de Desenvolvimento da Cadeia de Hidrogênio Verde

Evento ocorreu durante a 46ª Expointer

Correio do Povo

publicidade

O governador do Estado, Eduardo Leite, e a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann assinaram o anúncio do Programa de Desenvolvimento da Cadeia de Hidrogênio Verde no Rio Grande do Sul (H2V-RS) durante evento na 46ª Expointer. A reunião ocorreu nesta quarta-feira (30) no auditório do governo no Pavilhão Internacional. 

O objetivo da política é incentivar o desenvolvimento da cadeia de hidrogênio verde (H2V) no Estado por meio de apoio a empreendimentos. Sua implementação vai ocorrer a partir da publicação de um Decreto Estadual no Diário Oficial do Estado, ainda sem divulgação de data para acontecer. Leite explicou, no evento, que o Estado contratou uma consultoria para avaliar a viabilidade comercial do hidrogênio verde no Rio Grande do Sul. 

"E agora estamos criando este programa, que traz os instrumentos necessários, desde as linhas de crédito à governança dos portos, para viabilizar essa produção”, destacou o governador. Além de viabilizar a produção, transmissão, armazenagem e uso do H2V, a política pretende estimular a transição energética para favorecer uma economia de baixo carbono com geração de renda e empregos. Com isso, o governo prevê um incremento de R$ 62 bilhões no PIB do Estado e cerca de 41 mil empregos diretos e indiretos.

"O Estado tem um perfil conservador e preservacionista, e não iremos perder esse ímpeto verde. Estamos abertos para a inovação e a transformação que o hidrogênio verde propicia", afirmou Marjorie. O governo pretende atingir os objetivos propostos por meio de linhas de crédito especial, tratamento preferencial no licenciamento ambiental, incentivos aos empreendimentos, por meio do Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem/RS) e de outros programas, e apoio na formação de mão-de-obra qualificada para atuar nos empreendimentos relacionados ao segmento.

Também foi assinado um memorando de entendimento com as empresas CPFL Energia, CMPC e Equinor, interessadas em desenvolver projetos de H2V. Outros memorandos já foram assinados com a Neoenergia, Enerfin, Ocean Winds, White Martins, Green EN.IT e Ventos do Atlântico Energia Eólica S.A..


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895