Produtores de leite do Brasil se mobilizam para socorrer criadores e rebanho gaúcho
Gadolando coordena logística de donativos para pecuaristas familiares atingidos pelas enchentes

publicidade
A solidariedade aos produtores gaúchos de leite mobiliza todo o país para socorrer cidade e e produtores rurais. A Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) está organizando o fluxo de contatos e doações para o setor leiteiro. "Agora temos vários caminhões se deslocando de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, para trazer alimento para essas regiões muito atingidas”, disse o presidente da Gadolando, Marcos Tang. A entidade coordena as ações em parceria com técnicos da Emater, prefeituras, sindicatos e polícias rodoviárias.
“Além de vermos rotas viáveis, temos que receber isso em um ponto central e conseguir descarregar esses caminhões, pois essas comidas vêm em embalagens muito pesadas, algumas com 500 quilos", observou.
Tang destaca que as doações são de pessoas de várias regiões. O desafio é organizar os produtos e encaminhar aos produtores necessitados, principalmente na Serra e na região dos Vales. "As regiões mais castigadas com a enchente, como os vales do Taquari, do Rio Pardo e da Serra, são regiões onde temos muitos produtores de leite, principalmente da agricultura familiar. E estes foram muito atingidos com perdas enormes, tanto de animais, mas também com a comida para os animais e já estão ficando sem alimento para estas vacas, e isto é uma situação muito angustiante", afirmou.