O Sistema Ocergs entregou na noite de segunda-feira a primeira edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano RS. Inédito no Estado, a iniciativa reconhece o impacto positivo das cooperativas em seus territórios. O prêmio, inspirado na edição nacional promovida pelo Sistema OCB, destaca boas práticas que geram valor para cooperados, colaboradores e comunidades, além de exaltar a competitividade e a sustentabilidade do sistema cooperativo.
A cerimônia, realizada na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, reuniu lideranças do cooperativismo, autoridades, jornalistas e representantes de diferentes ramos. Ao todo, 123 cases finalistas foram avaliados por uma banca técnica, com base em critérios de inovação, efetividade, governança, resultados e contribuição para o desenvolvimento sustentável (veja a lista dos vencedores abaixo).
“O cooperativismo enfrenta desafios, mas também constrói muitas alternativas. Hoje tivemos uma amostra do potencial deste modelo, que conta com a adesão de mais de quatro milhões de gaúchos e responde por 14% do PIB do estado”, destacou o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.
“Em 2026, ano eleitoral, precisamos avançar na consolidação do cooperativismo como peça-chave de políticas públicas — é o caminho para a construção de uma sociedade mais justa, próspera e resiliente”, finalizou.
Homenagem a Vergilio Perius e Tania Zanella
Após a entrega dos troféus para os vencedores da noite em cada categoria, a cerimônia seguiu com homenagens. Ex-presidente do Sistema Ocergs — cargo que ocupou por 16 anos — e idealizador da Escola Superior do Cooperativismo (Escoop), Vergilio Perius recebeu o troféu Padre Theodor Amstad das mãos do atual presidente da entidade, Darci Hartmann. Ele foi aplaudido de pé pelos presentes.
O troféu, que leva o nome do patrono do cooperativismo brasileiro, reconhece personalidades que, assim como ele, dedicaram sua trajetória ao desenvolvimento econômico e social das comunidades. A distinção simboliza a força histórica e os valores que sustentam o movimento cooperativista no país.
Em seu discurso, Perius destacou o avanço do trabalho do Sistema Ocergs na representação das cooperativas gaúchas ao longo dos anos, classificando a administração como democrática e eficiente.
“Essa harmoniosa orquestra de trabalho cooperativo impulsiona e anima as nossas 372 cooperativas gaúchas. Do mesmo modo, os presidentes das cooperativas gaúchas se constituem regentes para o progresso das sociedades cooperativas. Hoje quero manifestar a emoção que ainda sinto, muito forte, vendo a nova sede do Sistema Ocergs. É fantasticamente moderna”, ressaltou.
Lista dos vencedores
O Prêmio SomosCoop Melhores do Ano RS reconhece cooperativas singulares, centrais, federações e confederações com matriz no Rio Grande do Sul, registradas e regulares no Sistema Ocergs. As iniciativas inscritas valorizam a inovação, práticas alinhadas à sustentabilidade, eficiência de gestão e geração de benefícios para cooperados, colaboradores e comunidades.
Categoria Comunicação: iniciativas que promovem a cultura e a imagem do cooperativismo entre cooperados, colaboradores e sociedade.
1º lugar: Sicredi Conexão – Histórias que Inspiram
2º lugar: Sicredi Caminho das Águas RS – Expocoopera – Comunicação que Transforma e Conecta o Cooperativismo ao Futuro
3º lugar: Certel Energia – Com credibilidade e abrangência, Jornal Certel impulsiona comunidades e estimula o Cooperativismo
Categoria Pessoas: práticas inovadoras de gestão de pessoas que elevam colaboração, produtividade e alinhamento aos princípios cooperativistas.
1º lugar: Cootravipa – EstudaMais- Programa de Desenvolvimento de Associados uma ferramenta de transformação social
2º lugar: Unimed (RS) Erechim – Conectando Propósitos
3º lugar: Sicredi das Culturas RS/MG – Programa Escola de Negócios
Categoria Inovação: soluções que transformaram processos, produtos ou serviços com resultados comprovados.
1º lugar: Unimed Vale do Sinos – IA na consulta: Unimed VS humaniza o cuidado e otimiza a rotina do médico cooperado com a VOA Health
2º lugar: Certel Energia – Inovação na experiência do cooperado: como tornamos o processo assemblear mais eficiente e seguro
3º lugar: Cootracam Transporte e Logística – Uso mútuo de implementos na frota da cooperativa Cootracam
Categoria Negócios e Intercooperação: projetos de parceria entre cooperativas que viabilizaram objetivos comuns e ampliaram resultados.
1º lugar: Cotripal – Soli3: a força da intercooperação na industrialização da soja no coração do RS
2º lugar: CERTAJA Energia – Intercooperação no Mercado Livre de Energia: solução sustentável com geração de valor
3º lugar: Camnpal – Coop no Prato: A agricultura familiar gaúcha no cardápio escolar paulista
Categoria ESG: ações ambientais estratégicas, uso consciente de recursos e projetos que mudaram o posicionamento da cooperativa.
1º lugar: Certel – De eclusa na hidrelétrica: o potencial que virou energia
2º lugar: Cooperconcórdia – Programa Multiplicadores Lixo Zero Cooperconcórdia
3º lugar: Unicred Ponto Capital – Projeto Batalhão do Bem: Cooperativismo em Ação!
Imprensa: o tradicional Prêmio de Jornalismo integrado ao SomosCoop RS, com quatro subcategorias: jornalismo impresso/digital, radiojornalismo, telejornalismo e mídia cooperativa.
Jornalismo impresso/digital
1º lugar: Poti Silveira Campos da Cunha - Correio do Povo – A sustentabilidade do cooperativismo
2º lugar: Ermilo Guilherme Drews Neto - Grupo Sinos – Sucessão familiar impulsiona a prosperidade no campo
3º lugar: Bianca Dilly - GZH/Grupo RBS – Projeto Adote uma Escola
Radiojornalismo
1º lugar: Rodrigo Alcântara - Rádio Comunitária FM – Horizontes que se Abrem: iniciativas de cooperativas gaúchas promovem inclusão de PCDs
Telejornalismo
1º lugar: Eliza Maliszewski - Canal Rural – Cooperativismo gaúcho mostra resiliência e se destaca no país
2º lugar: Francieli Alonso - RBS TV – Cooperação e união pelo RS
3º lugar: Francieli Alonso - RBS TV – Cooperativismo sustentável
Mídia corporativa
1º lugar: Raíza Goi Borba - Cotrijal – O futuro do agro é cooperativo
2º lugar: Leandro Augusto Hamester - Sicoob São Miguel – Preocupação com a produção de alimentos mobiliza campanhas em prol do campo
3º lugar: Bruna Becker - Certel – Certel promove arte e educação para mais de 10 mil alunos da região
- Setor do arroz passa por momento bastante crítico
- Agroflorestas beneficiam o agricultor familiar
- Trigo tem previsão de safra em 3,7 milhões de toneladas