O protagonismo feminino no mundo do vinho no Brasil tem crescido. Hoje, mulheres ocupam posições de destaque como enólogas, sommelières, produtoras e influenciadoras no setor.
Falo por experiência própria: quando comecei há mais de 20 anos, poucas mulheres estavam em cargos de liderança. Fundar a vinícola Amitié ao lado da minha sócia, Juciane, sem herdar um negócio de família, foi desafiador. Mas nunca me senti em desvantagem por ser mulher. Pelo contrário, isso sempre me motivou a fazer a diferença em um mercado tradicional e majoritariamente masculino.
O mundo do vinho é marcado por mulheres que desafiaram tradições e se tornaram referências globais. Madame Clicquot, a Grande Dama do Champagne, revolucionou a produção da bebida no século XIX com inovações como o método de remuage.
No Brasil, grandes nomes também fazem história:
🏅Vanessa Stefani, homenageada como Enóloga do Ano em 2023, sendo a primeira mulher a receber esse título desde a criação da premiação.
🌿Regina Vanderlinde, professora de biotecnologia na UCS, foi presidente da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho) em 2018.
🍷Caroline Dani, atual presidente da ABS-RS (Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul), da qual tive o privilégio de tirar do papel em 2015.
Para celebrar as mulheres do vinho brasileiro, destaco Gabriela Potter, liderança feminina à frente da Vinícola Guatambu (RS). Engenheira de alimentos e enóloga, ela impulsiona a vinícola com uma abordagem inovadora e sustentável. Além da produção de alta qualidade na Campanha Gaúcha, fortalece o enoturismo da Guatambu, transformando a vinícola em um destino imperdível para experiências enogastronômicas.
Seu trabalho reflete a crescente presença feminina na liderança do vinho no Brasil, unindo inovação, tecnologia e compromisso com a excelência.
- Confrarias de vinho: um brinde ao aprendizado e à experiência sensorial
- Cinco vinhos Shiraz de colheita de inverno que provei e amei!
- Cinco vinhos da Vindima da Serra Gaúcha que valem a experiência. Aprovei e amei!
- A queridinha rabada; veja receita. Vamos cozinhar!
- Magret de Pato ao Molho de Laranja: elegância e sabor em cada mordida
🍷 Provei e amei!
Cinco vinhos de cinco jovens e talentosas produtoras que devem ganhar protagonismo muito em breve:
1️⃣Ana & Grazi Rosé 2024 – 85% Malbec e 15% Syrah, da Vinícola Caetano Vicentino (Nova Pádua, RS). Criada em homenagem às irmãs Ana e Graziela Boscato, que lideram a vinícola.
2️⃣Marzarotto Pleno Blush – Blend de Merlot, Cabernet Franc, Syrah e Pinotage. A Vinícola Marzarotto, liderada pela enóloga Janaína Massarotto, une tradição e inovação com uma produção limitada e enoturismo encantador.
3️⃣Madre Terra Aura Rosé 2023 – Pinot Noir natural e orgânico, elaborado por Tainá Zanetti, que valoriza mínima intervenção e leveduras nativas. Um rosé equilibrado, com aromas delicados e um design de garrafa incrível.
4️⃣Amitié Espumante Nature – Método tradicional com Chardonnay da Serra Gaúcha. Ícone da vinícola, maturou 18 meses sob leveduras. Acompanha um colar exclusivo na tampa do espumante.
5️⃣Monte Chiaro Le Donne – Blend de Teroldego, Petit Verdot e Merlot. Inspirado no movimento Le Donne del Vino, que destacou o papel das mulheres no vinho na Itália dos anos 80. Estagiou 12 meses em carvalho francês, com uvas da Serra Gaúcha e Campanha.
