Consulado dos Estados Unidos inaugura estande na Expointer

Consulado dos Estados Unidos inaugura estande na Expointer

Estande fixo é mais uma iniciativa para a aproximação do país com os gaúchos

Camila Pessôa

No próximo sábado, o estande vai promover, a interessados, conversas sobre como estudar nos Estados Unidos

publicidade

Há cinco semanas ocupando o cargo, a nova titular do Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Carrie Muntean, deu boas vindas aos gaúchos com vinhos e queijos americanos na inauguração de estande fixo do consulado na Expointer. Junto com a perspectiva da construção de uma Esquina Americana em Porto Alegre, anunciada em julho para ser inaugurada no final deste ano, esta é uma iniciativa para incentivar a aproximação entre os dois países. No sábado (2), entre as 14h e 16h, o estande vai contar com representantes do EducationUSA e da Pan American School de Porto Alegre para conversar, com interessados, sobre como estudar nos Estados Unidos. 

"Com a inaguração deste estande, os Estados Unidos buscam ter presença especial na Expointer, reafirmando a importância do Brasil e dessa região do país como um parceiro comercial fundamental do agronegócio", disse a cônsul. De acordo com ela, isso faz parte de uma estratégia de engajamento conjunto dos Estados Unidos e Rio Grande do Sul para aprofundar relações bilaterais no espaço comercial, econômico e ambiental.  

O contexto de conflito entre Ucrânia e Rússiamudanças climáticas e insegurança alimentar reforça essa necessidade de parceria entre "duas das maiores democracias do mundo", segundo Muntean. "E como dois dos maiores produtores agrícolas, juntos literalmente alimentamos o mundo. O mundo precisa de nós trabalhando juntos para resolver os desafios globais", reforçou. 

Para a cônsul, os setores agropecuários dos dois países também são semelhantes na busca por tecnologia. "Os setores agrícolas americano e brasileiro se espelham um no outro. Temos empresas de agronegócio semelhantes, técnicas agrícolas avançadas e instituições de pesquisa de primeira linha", lembrou. 

A forte relação comercial entre os dois países também foi destacada, assim como a percepção dos Estados Unidos de que o Brasil tem uma crescente demanda por produtos alimentícios de altíssima qualidade, como vinhos americanos, whisky bourbon, cerveja artesanal e cortes especiais de carne bovina. Isso pode explicar a razão da escolha do consulado em trazer para o público uma degustação de vinhos e queijos americanos após a inauguração.

"Para nós tem alto significado essa proximidade", disse, na ocasião, o secretário da Agricultura do Estado, Giovani Feltes. "A gente sabe que os Estados Unidos têm olhos de carinho, importância e protagonismo à nossa pátria brasileira e em particular ao Rio Grande do Sul, ao povo gaúcho", ressaltou. 

A Esquina Americana (American Corner) é outra iniciativa do consulado para aproximar os dois países. Em parceria com o Senac-RS, o consulado vai inaugurar o local, que vai estar dentro do Senac Centro Histórico, até o fim do ano. O objetivo da iniciativa é disponibilizar meios para pesquisa sobre a cultura americana, promover eventos e fonecer orientações para quem planeja estudar no país norte-americano. "Isso também faz parte de um trabalho contínuo em matéria de equidade, diversidade, inclusão e acessibilidade, bem como de justiça racial", comentou a cônsul.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895