UCS Zoo reabre para a visitação no domingo após suspeita de surto de gripe aviária no RS
Controle epidemiológico no Estado permite reabertura à comunidade de Caxias do Sul após 29 dias fechado

publicidade
A visitação pública ao Zoológico da Universidade de Caxias do Sul (UCS Zoo) será retomada a partir do próximo domingo, dia 15 de junho, após 29 dias suspensa por medida preventiva diante de uma suspeita de surto de gripe aviária no Rio Grande do Sul.
A decisão da reabertura está embasada em critérios técnico-sanitários nacionais para o cenário epidemiológico atual, que não registra a disseminação da gripe. A medida preventiva da equipe técnica do UCS Zoo, comprometida com a saúde única (animal, humana e ambiental), foi baseada em diretrizes técnicas nacionais devido a casos de gripe aviária registrados no Rio Grande do Sul naquele período. As atividades internas de manejo, monitoramento sanitário e atendimento aos animais, no entanto, continuaram normalmente, com protocolos de biossegurança reforçados.
Veja Também
- Agricultor familiar do RS recebe apoio com novos bônus do Programa de Garantia de Preços
- Sistema de Monitoramento de Nível da Lagoa dos Patos é implantado em Rio Grande
- Produtores rurais bloqueiam rodovia em Pelotas
A reabertura, a partir do dia 15 de junho, atende à diretriz da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que considera livre de doenças a região que não registrar casos em um período de 28 dias. A equipe do UCS Zoo destaca que se houver novo caso positivo da doença no Estado, a visitação pública poderá ser suspensa novamente.
O fechamento temporário para a visitação pública ocorreu dia 17 de maio, as visitas marcadas a partir dessa data até o dia 14 de junho deverão ser reagendadas. As visitas ao UCS Zoo, individuais em grupos escolares, devem ser previamente agendadas no site ucs.br/zoo.