Saiba quem são os candidatos a vice na disputa de Porto Alegre

Saiba quem são os candidatos a vice na disputa de Porto Alegre

De ex-árbitro à artesã, conheça os diferentes perfis

Correio do Povo

Os 12 candidatos a vice apresentam perfis bem diferentes entre si

publicidade

Às vésperas do primeiro turno das eleições, que acontece neste domingo (15), os eleitores que forem às urnas vão escolher o(a) novo(a) prefeito(a) e vice de Porto Alegre. Nesta eleição, o vice teve papel de destaque na campanha. De delegado a ex-árbitro, os 12 candidatos a vice apresentam perfis bem diferentes entre si. 

Confira uma pequena apresentação dos postulantes a vice-prefeito de Porto Alegre: 

  • Alda Miller (PV) tem 64 anos e é candidata na chapa de Montserrat Martins, também do PV. Formada em sociologia com pós graduação em desenvolvimento ambiental, atua há 30 anos em projetos de desenvolvimento sustentável com enfoque na valorização do trabalho da mulher. Em entrevista ao programa "Esfera Pública", defendeu o desenvolvimento sustentável para geração de novos empregos. Confira a entrevista completa no link.
     
  • Carmen Santos (Avante), 54 anos, é candidata a vice na chapa de Gustavo Paim (PP). Natural de Bagé, é professora municipal aposentada e tem formação em políticas sociais. Foi candidata a deputada federal em 2018.
     
  • Delaine Kalikosky (PCO), 60 anos, é candidata a vice na chapa de Luiz Delvair (PCO). Ela é natural de Rio Grande, técnica em prótese dentária, mas exerce a função de artesã desde os 16 anos. Em entrevista ao "Esfera Pública", Delaine defendeu os serviços básicos como prioridade do governo municipal. Confira a entrevista completa no link.
     
  • Delegado Diogo (PSD), como é conhecido, 57 anos, é candidato a vice na chapa de Valter Nagelstein, também do PSD. Servidor público civil aposentado, em entrevista ao "Esfera Pública", disse apostar no trabalho preventivo na Segurança Pública. Confira no link a entrevista completa. 
     
  • Edelberto Mendonça (PROS) é candidato a vice-prefeito na chapa de Rodrigo Maroni (PROS). Tem 65 anos e é formado em ciências jurídicas e sociais e auditor público aposentado do Tribunal de Contas do Estado. Ao "Esfera Pública", defendeu um planejamento para além dos quatro anos para Porto Alegre. Confira a entrevista completa no link.
     
  • Delegado Fernando (Republicanos), como é conhecido, tem 58 anos, e é candidato a vice na chapa de João Derly também pelo Republicanos. Natural de Porto Alegre, o candidato foi delegado de polícia por 21 anos. Em entrevista ao "Esfera Pública", disse querer ser um vice que prioriza o diálogo. Confira no link a entrevista completa.
     
  • Gustavo Tânger Jardim (PSL), 45 anos, é candidato a vice na coligação de Nelson Marchezan Júnior (PSDB), atual prefeito. Com formação na área de gestão de pessoas, Jardim é professor de cursos de Direito e procurador. Em entrevista ao "Esfera Pública", afirmou acreditar em uma gestão municipal a quatro mãos. Confira a entrevista completa no link
     
  • Márcio Chagas (PSol), 44 anos, é candidato a vice na chapa de Fernanda Melchionna, também do PSol. É formado em educação física e ex-árbitro de futebol. Em entrevista ao "Esfera Pública", afirmou que, se eleito irá atuar lado a lado da prefeita, em um governo sem diferenciações, com diálogo e transparência. Confira a entrevista completa no link.
     
  • Miguel Rossetto (PT), 60 anos, é candidato a vice de Manuela D'Ávila (PcdoB). Rosseto é sociólogo, foi senador em 2006 e concorreu a governador em 2016. Um dos fundadores do PT, o candidato afirmou, em entrevista ao "Esfera Pública" que, em caso de vitória, ele e Manuela irão reabrir as portas da prefeitura para o povo. Confira no link a entrevista completa.
     
  • Professora Malu (PSB), 43 anos, é candidata a vice na coligação de Juliana Brizola (PDT), única chapa inteiramente feminina. Maria Luiza Loose é natural de Santa Maria, formada em pedagogia pela UFSM e pedagoga de uma escola no município de Gravataí. Em entrevista ao "Esfera Pública", ela disse apostar na bandeira da educação para transformação da sociedade. Confira a entrevista completa no link.
     
  •  Ricardo Gomes (MDB), 40 anos, é candidato na chapa de Sebastião Melo (MDB). O candidato é formado em direito e é vereador de Porto Alegre. Em entrevista ao "Esfera Pública", afirmou que, se eleito, irá reduzir a alíquota do IPTU comercial em Porto Alegre. Confira no link a entrevista completa.
     
  • Vera Rosane (PSTU), 55 anos, é candidata a vice na chapa de Júlio Flores, também do PSTU. É servidora pública aposentada e militante pelos direitos das mulheres, negros e sindicais. Em entrevista ao "Esfera Pública", a candidata defendeu a não abertura de escolas em Porto Alegre e disse que a prioridade, em caso de vitória, é preservar a vida da população. Confira a entrevista no link

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895